O que é mais importante para emagrecer?

O que é mais importante para emagrecer?

Talvez você já tenha ouvido muita gente falar que para emagrecer o mais importante é a dieta. Que para emagrecer 80% é alimentação e 20% é exercício físico. Bom essa é uma meia verdade

Muitas pessoas realmente conseguem emagrecer sem fazer exercício (por um tempo). E será que é tem como emagrecer sem fazer dieta? Só através do exercício?

Para tirar essa dúvida, uma pesquisa produzida na Universidade Federal de Goiás pegou 49 mulheres e colocou para treinar 3x na semana, de 23 a 33 minutos de HIIT na bicicleta durante 8 semanas. Porém os pesquisadores fizeram um pedido a essas mulheres, que não mudassem a sua alimentação. E adivinha qual foi o resultado?

Mesmo sem dieta essas mulheres perderam 2,6kg. Simples, elas fizeram um treino muito eficiente, capaz de gerar um balanço calórico semanal negativo (gastaram mais calorias que comeram) e assim geraram mudança no seu metabolismo que favoreceu o emagrecimento mesmo sem fazer dieta.

A partir disso quero trazer 2 pontos importantes para você aplicar e melhorar os seus resultados de emagrecimento:

1 – Não existe o mais importante, a alimentação ou o exercício físico. Os dois dão bons resultados e se você quer emagrecer com eficiência faça os dois.

2 – Não é qualquer exercício que leva ao emagrecimento de forma eficaz. Para esse estudo foram feitos treinos na bicicleta em formato de HIIT e de forma orientada e individualizada.

Se você quer emagrecer com eficiência e manter o peso perdido, o segredo está em combinar uma dieta equilibrada com um treino individualizado com marcadores de intensidade para assegurar que os treinos sejam feitos da forma correta.

A frustração de não conseguir emagrecer normalmente é fruto de uma dieta ou um plano de exercícios ineficiente, pois ambos são importantes para o emagrecimento. E para manter o peso perdido a alimentação é 100% responsável assim como o exercício é 100% responsável também. São como dois pilares segurando uma coluna, se você retirar qualquer um dos dois pilares o emagrecimento não se sustentará.

Por Zanon Macedo
Tribuna Paraná

Fechar Menu