O efeito térmico dos alimentos

O efeito térmico dos alimentos

Saiba os benefícios

Os alimentos termogênicos são aqueles mais difíceis de serem digeridos pelo organismo. Com isso, o nosso corpo vai precisar de mais energia para fazer essa digestão.

De certa forma, todos os alimentos são termogênicos. Porém, há aqueles que se destacam na indução do metabolismo, queimando mais calorias. Esse efeito térmico faz a temperatura do organismo aumentar e fará o corpo queimar mais gorduras. Tem que existir uma constância no consumo desses alimentos. Uma dieta equilibrada e prática de exercícios físicos vão contribuir para a perda de peso.

Alimentos mais termogênicos? Pimenta vermelha, brócolis, laranja, mostarda, acelga, linhaça, guaraná, kiwi, sardinha, couve, salmão, aspargos, bacalhau, chá verde, gengibre, canela, cacau, pimentão, café e alguns outros possuem efeito térmico no organismo.

A água gelada, trinta minutos antes das suas refeições, faz com que o seu metabolismo acelere. O organismo vai queimar mais calorias e gorduras. Também é recomendado tomar água gelada ao acordar. Outros benefícios dos alimentos termogênicos:

– Melhora a circulação sanguínea

– Previne câncer de cólon e de ovário

– Auxilia no tratamento de gripes

– Estimula a digestão

– Elimina os gases

O consumo exagerado de alimentos termogênicos pode levar a insônia, dores de cabeça, tonturas, problemas no aparelho digestivo. Consulte o seu médico para o uso de alimentos termogênicos.

Por Rafael Coelho
Folha Pernambuco