Especialista fala em inércia política mundial para tratar obesidade

Professor da Universidade de Auckland, Boyd SwinBurn explica que a falta de atitude dos governos passa por uma oposição feita pela indústria alimentar

Apesar de reconhecer o cenário de aumento da obesidade, crescente no Brasil e no mundo, e ter o conhecimento de soluções para mudar o sistema alimentar em busca de uma alimentação saudável, há uma inércia política para tratar do problema de saúde pública. A informação é do professor de saúde global, Boyd SwinBurn, que participa do seminário “Os desafios da alimentação saudável no Brasil”, realizado no Correio Braziliense.

SwinBurn acredita que esta inércia política acontece por três motivos e é um problema mundial. “Todo ano temos diversos relatórios que indicam soluções. Sabemos o que deve ser feito, mas não implementamos. Isso não é um problema brasileira, é um problema do mundo”, explica.

O professor da Universidade de Auckland explica que a falta de atitude dos governos passa por uma oposição feita pela indústria alimentar. “O sistema alimentar que criamos tem como foco principal o lucro e não os resultados. Isso acontece porque a economia política acaba priorizando os lucros ao invés da saúde”, avalia.

Por isso, o médico acredita que há relutância do governo em regular e tributar alimentos e produtos. “O governo prefere fazer ações mais amenas, geralmente porque há esse conflitos de interesses. Geralmente se apegam a educação alimentar para mudar esse cenário”, indica.

Boyd acredita que educação alimentar é vista como uma das principais soluções, mas explica que ela não não é tão eficaz sem maiores ações pública. “A educação é importante, mas não é muito poderosa sem uma maior intervenção política”, disse.

O professor também citou a falta de demanda pública por soluções como um dos motivos da inércia política. “A população apoio o incentivo a alimentação saudável, mas é um apoio silencioso. Não acontecem protestos sobre isso“, completou.

Por Maria Eduarda Cardim
Correio Braziliense

Fechar Menu