5 dicas para emagrecer (e se manter magro) em 2020

5 dicas para emagrecer (e se manter magro) em 2020

Aproveite a virada do ano para iniciar um projeto sustentável de perda de peso

Entre as resoluções de Ano Novo mais comuns está a de emagrecer. Então, sem delongas, resolvi trazer estratégias objetivas que contribuem para esse valioso projeto. Aí vão elas:

1. Comece algo que manterá por toda sua vida. Aquelas dietas com começo, meio e fim não costumam ser uma boa. Em vez de apostar nelas, conecte-se com você mesmo e fique atento ao que exagera no prato. Evite eleger um alimento (pão, por exemplo) ou um nutriente (carboidrato, por exemplo) como o bandido da história. Não existe alimento saudável, e sim alimentação saudável!

2. Se algum dia abusar, seja gentil com você. Todos nós exageramos em uma ou outra ocasião. Em vez de compensar no dia seguinte — comendo menos ou treinando mais —, simplesmente volte a um padrão saudável. Quando tentamos compensar um dia de comilança com outro de jejum intenso, perdemos a referência e começamos a gangorra do “comer tudo ou comer nada”. Esse vaivém o fará sofrer nos dois sentidos.

3. Quando estiver com muita vontade de comer um prato mais calórico, ritualize esse momento e consuma com o máximo de prazer. Programe o dia, a hora, o local, a companhia… Eu faço isso quando vou a restaurantes com a Luciana, minha esposa. E aproveito cada instante sem um pingo de culpa.

4. Qual bebida alcoólica é melhor para emagrecer? Se for consumir, escolha a sua predileta. Do ponto de vista calórico, o elemento que faz a diferença é o teor de álcool. Quanto maior ele for, mais calorias a bebida terá por mililitro ingerido. Essa informação é importante para adotar uma escolha consciente e alinhada com o seu projeto de emagrecimento.

5. Para fazer seu plano andar, escreva suas metas e as medidas que adotará para alcançá-las. Pode ser no celular ou em um pedaço de papel. O importante é que esse lembrete esteja visível durante as refeições. É mais ou menos como colocar o endereço de uma rua no GPS do carro: o mapa lembra você do trajeto e, em caso de um desvio em outro sentido, ele servirá de guia para retomar o percurso rumo ao seu destino.

Feliz Ano Novo!

Por Antonio Lancha Jr.
Revista Saúde